Na economia global,via de regra, leva mais vantagens a nação ou região que consegue difundir sua cultura, ou melhor exportar sua cultura, se possível, impregnar os demais povos com sua cultura, até mesmo anular a cultura já existente e susbstitui-la pela cultura do dominante. Isso fica evidente na história da humanidade, sempre foi assim, o dominador impõe as regras, os costumes, o modo de ser, etc.
A tecnologia das comunicações e a revolução midiática estão contribuindo incisivamente para a submissão cultural de alguns povos e, se não para a perda da identidade cultural, certamente para a contaminação cultural desses povos integrados a dominação dos globalizadores.
Aqui no Brasil, assistimos passivamente ao esmagamento cultural imposto pela região sudestina as demais regiões. Vejam o exemplo das novelas da Rede Globo de Televisão. Percebam a sucessão de novelas que trazem como pano de fundo e cenário básico principalmente o Rio de Janeiro e São Paulo. É como se o Brasil fosse apenas Copacabana e a Av. Paulista. Já é fácil perceber os jovens nordestinos desenvolvendo o jeito e modo sudestino de falar, se expressar, suas gírias, etc. Por sua vez, a grande nação brasileira, continua a se americanalhar cada vez mais.
Um comentário:
Isto se verifica quando há uma centralização da informação, repassando um centralismo ideológico e cultural. Para mudança ser possível, haveria de ter uma descentralização cultural como esta parte da internet.
Domingos- Recife -PE
Postar um comentário