Páginas

domingo, 3 de outubro de 2010

Concorrência Feroz no Mercado de Crédito

Brasileiros passaram a fazer empréstimo consignado em vez de usar cartão de crédito


O Brasil pode estar assistindo ao início de uma mudança estrutural no mercado de crédito. Apesar da alta do juro básico da economia (Selic) entre abril e junho, os empréstimos ao consumidor ficaram mais baratos. Enquanto a Selic saiu de 8,75% para 10,75% ao ano nesse intervalo, a taxa média cobrada das pessoas físicas caiu de 41,1% para 39,9% ao ano, menor nível desde que o Banco Central (BC) começou a fazer a pesquisa, em 1994.

Executivos de bancos e analistas atribuem o movimento aparentemente contraditório a um grupo de seis fatores, entre eles o acirramento da competição. Segundo o diretor do Departamento de Empréstimos e Financiamentos do Bradesco, Otávio de Lazari Júnior, a concorrência é muito grande.

- Há uma concorrência feroz.

O vice-presidente executivo de Varejo do Santander, José Paiva Ferreira, explicou que a concorrência não é só entre as empresas.

- É concorrido não apenas entre as instituições financeiras, mas também entre os produtos.

Quando fala de produtos, Paiva cita outra das razões que têm provocado a queda das taxas: uma alteração no chamado mix das operações de financiamento. As duas linhas de crédito com maior peso no segmento de pessoas físicas - automóveis e consignado - estão entre as mais baratas. Em agosto, por exemplo, o juro médio do crédito consignado era de 26,4% ao ano. À medida que essas linhas ganham espaço, o juro médio cai.

Há também fatores conjunturais, como a melhora dos índices de inadimplência e a ascensão social, estratégicos, como a busca dos bancos para garantir hoje bons resultados no futuro, e comportamentais, que os executivos definem como educação financeira. O diretor de crédito do Banco do Brasil,Walter Malieni Júnior, conta que a mudança não é extremamente visível.

- Há uma mudança silenciosa ocorrendo no País. A educação financeira está avançando. Clientes que antes se financiavam no cartão de crédito (linha mais cara do mercado) agora fazem empréstimo consignado.

Um comentário:

Antonio Teixeira disse...

Acredito que a escolha pelo empréstimo consignado aconteça porque o cliente que tem a sua conta salário no banco está mais informado sobre os juros do consignado e das administradoras de cartão de crédito, então escolhe a opção mais econômica financeiramente.